O uso da água em debate - CBHSF

Notícias

12/01/2018

O uso da água em debate

Em 2018, o Brasil vai sediar o Fórum Mundial da Água, maior evento internacional sobre o tema, com a participação do CBHSF. O evento acontece em Brasília e deve reunir cerca de 30 mil pessoas, de 100 países

Dono da maior quantidade de água doce do mundo, o Brasil vai receber, em 2018, o 8º Fórum Mundial da Água. O evento é uma oportunidade única de discutir o modelo de gestão nacional e trocar experiências com os maiores especialistas internacionais sobre o tema. O Fórum Mundial da Água foi criado em 1996 e já passou por sete países. Esta é também a primeira vez em que será sediado por um país da América do Sul.

Organizado pelo Conselho Mundial da Água em parceria com o governo brasileiro e diversas organizações mundiais, o Fórum acontecerá em Brasília (DF), de 18 a 23 de março de 2018, e tem o objetivo de contribuir para o diálogo político no processo decisório sobre a água em nível global e para o uso racional e sustentável do recurso. A expectativa de público é de 30 mil pessoas provenientes de mais de cem países.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) participa do evento levando experiências de gestão.

“O Fórum será um momento muito importante, sobretudo porque os debates e as contribuições que serão levados para o evento irão alimentar decisões sobre a questão da água no mundo inteiro”, observou Anivaldo Miranda, presidente do CBHSF. “É importante que todas as visões sobre a questão da água sejam levadas em consideração nesse espaço. Especialmente que prevaleça a visão de que a água é um bem comum, esse deve ser o ponto de partida para qualquer debate sobre o tema”.

Segundo Taciana Neto Leme, integrante da Comissão do Processo Cidadão do Fórum, é importante a participação dos Comitês de Bacia no evento. “Os comitês reúnem representantes da sociedade civil e dos espaços privilegiados para a participação social. Nesse sentido, espera-se uma grande mobilização dos integrantes dos Comitês para envolvimento no Fórum. Seja participando de sessões temáticas no centro de convenções ou em atividades que acontecerão na Vila Cidadã”.

O Fórum Mundial da Água acontecerá simultaneamente em dois espaços. No Centro de Convenções Ulisses Guimarães, onde serão realizadas as discussões dos Programas Temáticos, Regionais e Políticos. Para participação nesse espaço é necessário o pagamento de uma inscrição. O segundo espaço é a Vila Cidadã, que tem o objetivo de incentivar a participação social no evento. A Vila será montada no Estádio Nacional Mané Garrincha, com acesso gratuito, onde acontecerão debates, exposições, palestras, cinema, artesanato e talk-shows.

“A Vila Cidadã é um espaço privilegiado para a participação social porque foi pensado e estruturado para envolver a sociedade, para que ela também possa se expressar e compartilhar suas experiências e opiniões”, contou Taciana.

A programação no Mané Garrincha

Filmambiente Festival

Foram inscritos filmes de até quatro minutos, abordando questões relativas à água. Na categoria “A voz dos cidadãos”, as inscrições se encerraram em 3 de dezembro. Um júri internacional escolherá as cinco melhores produções, que receberão 400 dólares cada, cerca de 1.200 reais.

Acesse: filmambiente.com/festival/pt/inicio/

 Mercado de Soluções

É uma chamada pública que recebeu, até 04 de dezembro, inscrições de experiências comunitárias e sociais que ajudam a enfrentar os desafios globais da água. Serão escolhidas 60 iniciativas para apresentação ao público. O resultado da seleção será divulgado em janeiro de 2018.

Acesse: www.worldwaterforum8.org/pt-br/node/309/

Grande Prêmio Mundial para a Água Rei Hassan II

O prêmio recebeu inscrições até o dia 30 de novembro. O tema desta edição é a “Cooperação e solidariedade nas áreas de gestão e desenvolvimento dos recursos hídricos”. Foram aceitos trabalhos nas áreas científicas, econômicas, técnicas, ambientais, sociais, institucionais, culturais ou políticas. O vencedor ganhará um cheque no valor de 100 mil dólares.

Acesse: www.hassan2gwwp.org

Plataforma “Sua Voz”

A plataforma é um espaço online que convida a população a enviar sugestões de temas para as discussões do Fórum. As duas primeiras experiências já aconteceram e tiveram mais de 20 mil acessos e 550 sugestões. A próxima rodada do “Sua Voz” acontecerá até março, e será baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para água potável e saneamento.

Acesse: www.worldwaterforum8.org/pt-br/sua-voz

 

Por Priscilla Atalla

Compartilhe:

Outras notícias

19/07/2018

Presidente do CBHSF participa de mesa redonda em evento da SBPC

Juntamente com José Almir Cirilo, Anivaldo Miranda irá debater questões como a crise hídrica e crise de gestão das águas As ...

Leia mais

19/07/2018

Município de Lagoa Grande (PE) abre agenda das audiências públicas sobre o PMSB

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco está financiando a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico em ...

Leia mais