Notícias

14/11/2018

Jornal Travessia – edição de novembro/2018


A edição online da 19ª edição do Jornal Travessia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já está disponível!

O jornal traz como destaque a degradação do rio São Francisco na região do estado de Alagoas. A iniciativa foi financiada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal). Os pesquisadores contaram com o apoio de um barco científico com canoas motorizadas e um barco-robótico, que contribuiu na coleta de amostras de água e de peixes, bem como escaneamento do relevo aquático.

Outro assunto importante é o esboço do Projeto de Cooperação Técnica entre o CBHSF e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), sobre Irrigação Agrícola na Bacia do São Francisco. O objetivo do projeto é de buscar ações capazes de privilegiar as formas de conservação e gestão das águas superficiais e subterrâneas usadas para irrigação agrícola.

Com o objetivo de trocar experiências e apresentar os principais trabalhos desenvolvidos pelos diversos atores em torno do Rio São Francisco, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE), realizou entre os dias 02 e 05 de outubro, a I Semana das Águas do Rio São Francisco. O CBHSF, representado pelo secretário da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Almacks Luís, participou do evento apresentando as experiências e atuação do Comitê.

O Jornal Travessia também traz o reconhecimento do trabalho do CBHSF na reestruturação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu e o resultado da terceira e última reunião pública sobre os riscos das ocupações irregulares em áreas de proteção permanente.

Nesta edição, “Os dois dedos de prosa” foi com a presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu, Solange Damasceno.

Boa leitura!


Confira a versão online:

Compartilhe:

Outras notícias

22/02/2019

Ministro do Desenvolvimento Regional expressa preocupação com contaminação do rio São Francisco com pluma de rejeitos de Brumadinho

Gustavo Canuto participou de audiência pública na Câmara dos Deputados, que teve a participação do vice-presidente do CBHSF, José Maciel ...

Leia mais

22/02/2019

População de Paracatu teme por barragens de rejeito de ouro e contaminação por arsênio

Paracatu, distante cerca de 480 quilômetros de Belo Horizonte, na região Noroeste de Minas, abriga a maior planta de mineração ...

Leia mais