Notícias

11/04/2019

Conhecer para Amar: Parque Nacional da Serra do Gandarela


O Parque Nacional da Serra do Gandarela localiza-se na região central de Minas Gerais , no coração do Quadrilátero Ferrífero, a cerca de 40km da capital mineira de Belo Horizonte.


Criado em 2014, o Parque foi criado com o objetivo de garantir a preservação do patrimônio biológico, geológico, espeleológico e hidrológico desta importante região situada na porção meridional da Serra do Espinhaço.

O parque está totalmente inserido no bioma Mata Atlântica. No entanto, localmente trata-se de um ecótone entre Cerrado e Mata Atlântica. Desta forma, o Parque é marcado pela heterogeneidade de paisagens, variações da topografia, litologia, solos, clima e altitude.

Sobre a existência das cangas, o local possui uma quantidade expressiva do geossistema. As cangas são um tipo de “solo” que acumulam água e que é responsável pela manutenção dos rios, nelas também há minerais de interesse para as atividades minerárias. Além disso, as águas da região abastecem os rios São Francisco e Doce.


Assista ao vídeo sobre a região:

 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Ohana Padilha
Fotos: Robson Oliveira

Compartilhe:

Outras notícias

22/05/2019

CBHSF lança manual de educação ambiental

Esta cartilha de educação ambiental Sou Mais Velho Chico - Manual de Educação Ambiental, é um breve apanhado de alguns ...

Leia mais

22/05/2019

CBHSF participa de Painel sobre “Gestão dos conflitos entre múltiplos usuários de água”

No segundo dia da III Conferência em Gestão Participativa de Reservatórios e Bacias Hidrográficas, nesta terça-feira (21.05), o presidente do ...

Leia mais