Notícias

03/08/2018

CBHSF marcará presença no XX ENCOB

Evento reunirá membros de Comitês de Bacias Hidrográficas de todas as regiões do Brasil, em Florianópolis/SC

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) irá participar do XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas que será realizado entre os dias 20 e 24 de agosto, em Santa Catarina. O Comitê será representado por seu presidente, Anivaldo Miranda, que será o contextualizador da Mesa de Diálogo 4, no dia 22/08, de 14h às 17:30h. A mesa terá como tema Transparência na Gestão – Estado da arte dos Conflitos, e trará casos como o conflito ocorrido em Correntina (BA), os desastres de Barcarena (PA) e Rio Doce (MG), além da apresentação do Plano de Ação Nacional para Conservação das Espécies Ameaçadas e de Importância Socioeconômica do Ecossistema Manguezal. A mediação ficará a cargo do coordenador geral do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas, Ricardo Menezes.

Miranda destaca que o encontro tem uma importância muito grande na área ambiental, principalmente nos recursos hídricos. “Além da programação já definida, com palestras e debates, o ENCOB possibilita uma troca de experiências entre os membros dos Comitês de todo o país, o que contribui para o aprimoramento dos mesmos” afirma.

Ainda no dia 22/08, destaque também para a participação do vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, que falará da experiência na Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), um dos assuntos da Mesa de Diálogo 3. A mesa, que ocorrerá de 09h às 12h,  terá como tema Transparência – Legislação de Recursos Hídricos e Instrumentos de Gestão. Será mediada pelo coordenador adjunto do Fórum Nacional de Comitês de Bacias, Luiz Carlos Silva, e contextualizada pelo presidente do CBH Piancó-Piranhas-Açu, Paulo Lopes Varella.

 

O XX ENCOB acontecerá na cidade de Florianópolis e terá como tema: O Futuro da Água – Desafios dos Comitês na Terceira Década da Política Nacional de Recursos Hídricos. Um dos principais objetivos do encontro é possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para toda a sociedade, a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos.

A expectativa é de que o encontro reúna mais de 2 mil pessoas de todas as regiões do Brasil. O ENCOB 2018 é realizado pelo Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e o Governo do Estado de Santa Catarina. A participação no evento é gratuita, as inscrições podem ser feitas pelo site: www.encob.org.

Por Mariana Martins

Compartilhe:

Outras notícias

22/02/2019

Ministro do Desenvolvimento Regional expressa preocupação com contaminação do rio São Francisco com pluma de rejeitos de Brumadinho

Gustavo Canuto participou de audiência pública na Câmara dos Deputados, que teve a participação do vice-presidente do CBHSF, José Maciel ...

Leia mais

22/02/2019

População de Paracatu teme por barragens de rejeito de ouro e contaminação por arsênio

Paracatu, distante cerca de 480 quilômetros de Belo Horizonte, na região Noroeste de Minas, abriga a maior planta de mineração ...

Leia mais