Notícias

04/12/2018

Audiências públicas sobre PMSB são realizadas em mais quatro cidades no Submédio São Francisco


Mais quatro cidades da região do Submédio São Francisco beneficiadas com a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) recebem essa semana a segunda etapa das audiências públicas. A equipe de engenheiros da empresa Key Consultoria, contratada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) cumpre nessa semana a terceira etapa dos produtos que devem ser executados para elaboração do PMSB, que é o prognóstico, programas, projetos e ações.

O produto três dos seis que devem ser entregues, culminando no conjunto de dados sobre a situação da cidade e as propostas para melhorar cada ponto identificado como crítico, o Plano de Saneamento, identifica um horizonte de planejamento para os próximos 20 anos com execução de ações de imediato, curto, médio e longo prazos e revisão a cada quatro anos.

A primeira audiência da semana aconteceu nesta segunda-feira (03), no município de Floresta (PE). Além da audiência, a comunidade foi convidada a participar de consultas públicas que aconteceram em dois distritos da cidade. “Diante da construção do plano é imprescindível a participação popular e estes são os espaços criados para que cada pessoa possa contribuir, apontando o que esses locais mais precisam e onde as ações são vitais visando sua aplicação de modo eficaz”, explicou o engenheiro ambiental Raphael Machado, representante da empresa Key Consultoria.

Em Floresta, de acordo com os dados apontados, o município deve adotar entre outras medidas: o encerramento do atual lixão que funciona a céu aberto, construir o aterro sanitário, instalar galerias pluviais, reduzir as perdas em água tratada e expandir o sistema de abastecimento de água potável; além de adotar práticas continuadas de educação ambiental.

De acordo com o prefeito da cidade, Ricardo Ferraz, o município aguarda com ansiedade a conclusão do Plano de Saneamento. “Mais do que nunca precisamos de planejamento e isso é possível ouvindo as pessoas para incluir nessa linha de ação as necessidades que devem ser cumpridas em curto, médio e longo prazo. Não podemos mais pensar em desenvolvimento sem respeito o meio ambiente e por isso, a gente está confiante em adquirir essa ferramenta para colocá-la em prática visando a busca de recursos e parcerias com os governos e instituições para dar às pessoas melhores condições de vida”, afirmou.

Na região do submédio São Francisco, oito cidades foram beneficiadas, nesse último lote, com a elaboração do Plano Municipal de Saneamento financiado integralmente pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, através de recursos oriundos da cobrança pelo uso da água. O CBHSF já entregou o PMSB em 25 municípios e, atualmente, executa mais 42 planos em cidades das quatro regiões da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. “A gente sempre destaca a importância e o esforço concentrado que o Comitê faz no sentido de auxiliar os municípios com essa importante ferramenta que é o Plano de Saneamento. O objetivo do CBHSF é, através desse apoio, tornar os municípios mais eficientes e conscientes quanto ao seu papel no cuidado e preservação com nossos recursos naturais e em especial com a nossa bacia do São Francisco”, acrescentou o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Julianeli Lima.

As audiências e consultas públicas seguem até essa sexta-feira (07) atendendo ainda os municípios de Tacaratu-PE, Glória e Rodelas na Bahia.

 

*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Juciana Cavalcante

Compartilhe:

Outras notícias

14/12/2018

Rádio São Francisco: Confira mais um podcast do CBHSF sobre a entrega de Planos Municipais Saneamento Básico no Baixo São Francisco

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) continua com sua agenda de financiamento e entrega de planos ...

Leia mais

14/12/2018

Programa de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos, da UninCor, estão com as inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos, Universidade Vale do ...

Leia mais