Notícias

12/03/2019

Assista ao vídeo sobre mineração e barragens na região do Alto São Francisco


O Quadrilátero Ferrífero, localizado na região centro-sul do estado de Minas Gerais, é conhecido por ser o local com a maior produção nacional de minério de ferro. 


“Temos aqui no Quadrilátero Ferrífero uma infeliz coincidência, que é o minério de ferro estar no aquífero mais importante da região. Isso significa dizer que o espaço físico onde o minério está é também o espaço físico onde está a água da chuva que é armazenada”, afirmou Paulo Rodrigues, geólogo e pesquisador da CDTN.

Para o conselheiro da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco (CCR Alto São Francisco), Ronald Guerra, a cabeceira do rio São Francisco sofre com os conflitos pelo uso da água com a presença do potencial minerário e com as questões de abastecimento da região. “A mineração com o seu método de produção, vem há décadas diminuindo esse potencial de abastecimento da região com o rebaixamento do lençol freático, com a formação de várias barragens e das pilhas de estéril, isso tudo é seu método de exploração”.

“O maior risco de uma barragem de rejeito é justamente o rompimento”, afirmou Júlio Grillo do Ibama. Segundo ele, a informação foi confirmado por 5 presidentes das maiores empresas de mineração do Brasil.


Assista ao vídeo e confira na íntegra todas as declarações:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

 

Compartilhe:

Outras notícias

22/05/2019

CBHSF lança manual de educação ambiental

Esta cartilha de educação ambiental Sou Mais Velho Chico - Manual de Educação Ambiental, é um breve apanhado de alguns ...

Leia mais

22/05/2019

CBHSF participa de Painel sobre “Gestão dos conflitos entre múltiplos usuários de água”

No segundo dia da III Conferência em Gestão Participativa de Reservatórios e Bacias Hidrográficas, nesta terça-feira (21.05), o presidente do ...

Leia mais