Notícias

11/10/2018

Anivaldo Miranda é convidado especial da Semana de Agronomia da Ufal

O presidente do Comitê da bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, foi o convidado especial da Semana da Agronomia, evento que acontece no Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Miranda foi o principal palestrante da programação, na manhã desta quinta-feira (11 de outubro). Durante sua explanação no auditório lotado por estudantes de graduação, pós-graduação e professores universitários, Miranda abordou a gestão hídrica no cenário nacional e mundial.

Ele apresentou, em linhas gerais, a função do Plano de Recursos Hídricos do CBHSF e fez um relato da visita que fez recentemente a região amazônica, a riqueza natural ali existente e os impactos que, devido à disponibilidade hídrica, são desconsiderados. “A água tem valor econômico e isso é desconsiderado muitas vezes. Estive, há duas semanas, na Amazônia e vi uma grande fábrica de bebidas, que consome grande volume de água e os resíduos são lançados livremente devido à disponibilidade hídrica”, protestou. “Aqui na nossa região, o Canal do Sertão não tem um modelo de gestão. É preciso, em todas as instâncias, a definição de um modelo de gestão dos recursos hídricos”, completou Miranda.

O presidente do CBHSF também apresentou as atividades executadas pelo colegiado, a exemplo do financiamento de planos municipais de saneamento básico, recuperação de nascentes, entre outras, sendo aplaudido pela plateia ao provocar a juventude a refletir sobre os temas e tomarem posição diante de crises. Miranda também alertou para a necessidade de manutenção e preservação do aquífero Urucuia, essencial para a existência do São Francisco.

O professor de Topografia do curso de Agronomia, Iedo Teodoro, destacou a importância da palestra ao convidar a todos para uma reflexão. O coordenador do curso, Hugo Henrique, salientou que a importância do chamado rio da integração nacional precisa ser destacada sempre, como preservação de biomas naturais, a exemplo da caatinga.

O professor da disciplina Uso, Manejo e Conservação do Solo e da Água, Abel Washington de Albuquerque, apresentou uma constatação a respeito do ser humano. Para ele, o ser humano não se conforma enquanto não devasta. Antes da palestra, o presidente do Diretório Acadêmico, Eugênio Bulhões, ressaltou a enorme contribuição do presidente do CBHSF para os alunos de Agronomia da Ufal.

O professor de Engenharia, Valmir Pedrosa, também participou da programação e fez uma apresentação exclusiva sobre o Canal do Sertão de Alagoas. Ele apresentou dados sobre o modelo de construção e de gestão das águas deste canal que é apontado como a maior obra hídrica de Alagoas.

Após as exposições, estudantes fizeram questionamentos sobre diversas questões hídricas, especialmente sobre a gestão das águas do São Francisco.

*Texto: Delane Barros
*Fotos: Delane Barros e Edson Oliveira

Compartilhe:

Outras notícias

11/10/2018

Anivaldo Miranda é convidado especial da Semana de Agronomia da Ufal

O presidente do Comitê da bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, foi o convidado especial da Semana ...

Leia mais

11/10/2018

Jornal Travessia – edição de outubro/2018

A edição online da 18ª edição do Jornal Travessia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já ...

Leia mais