Notícias

07/11/2017

Sétima edição do Circuito Penedo de Cinema é oficialmente aberta

Filmes, shows, oficinas e outras atividades vão acontecer de 6 a 11 de novembro

Na noite de segunda-feira (06 de novembro), a cidade de Penedo, famosa por sua historicidade, foi palco da abertura do Circuito Penedo de Cinema. A cerimônia aconteceu na sala de exibições, instalada na Praça Doze de abril, e contou com a presença de autoridades políticas, profissionais do cinema e estudantes de diferentes segmentos. A programação vai até sábado (11 de novembro) e o público poderá conferir palestras, mesas redondas, mostras de longas e curtas metragens, além de poder estar em contato com grandes produtores áudio visuais. Uma das atrações mais aguardadas são os filmes da 4ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental que, em 2017, conta com 11 produções.

A solenidade de abertura do Circuito Penedo de Cinema foi iniciada pelas palavras do coordenador geral do evento, Sérgio Onofre, que embevecido de emoções e muitas expectativas destacou: “Penedo recebe de braços abertos e da melhor forma todos vocês. Que tenhamos uma semana frutífera e que possamos sair daqui desejando produzir muito mais cinema, porque o cinema brasileiro merece e nosso estado de Alagoas também”.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, também prestigiou a cerimônia de abertura e reforçou o compromisso que os Comitê de Bacias possuem com o desenvolvimento da cultura e a preservação dos recursos hídricos no Brasil. “Hoje me perguntaram qual a relação do CBHSF com esse Circuito de Cinema e eu pude responder: o Comitê tem tudo a ver com o cinema. O nosso trabalho é fazer uma gestão sustentável dos recursos hídricos, uma batalha de muitas frentes, que envolve desde a luta para melhorar a qualidade da água do rio, quanto a luta contra o assoreamento. O rio é importantíssimo para a comunidade, envolve paisagem, sentimento, o imaginário e o criativo das pessoas. Isso é o ponto de confluência entre a luta para mudar a realidade do dia a dia e as formas de fazer com que isso seja entendido pela comunidade. Então nada melhor do que investir na arte e na cultura”.

Anivaldo ainda complementou: “Nesse sentido o cinema pode nos ajudar e muito, não só na produção livre das obras de arte, como também os vídeos que falam de problemas complexos ambientais. A confluência entre o jornalismo e a cultura transpõe preconceitos e valores. Parabéns a todos da organização, sem o entusiasmos de todos os envolvidos esse evento não aconteceria”.

Para Anivaldo Miranda, presidente do CBHSF, na abertura da programação do Circuito Penedo de Cinema

O prefeito da cidade de Penedo, Március Beltrão, é um grande incentivador da cultura e aproveitou a oportunidade para firmar novos compromissos com o desenvolvimento cultural da região. “Estou muito alegre e satisfeito com a presença de todos vocês aqui. Penedo vai, Penedo vem, Penedo é terra de quem quer bem. O letreiro ‘Eu amo o Velho Chico’, nos desperta o sentimento que devemos ter pelo Rio São Francisco, porque ele merece nossa atenção e carinho. Parabenizo o CBHSF, que com muita luta conseguiu se estabelecer e hoje é o maior no Brasil a defender o meio ambiente. Penedo deseja investir cada vez mais na cultura e, por isso, no próximo ano vamos lançar o Cine Penedo e um Centro de Convenções”.

Após a contribuição dos representantes envolvidos na realização do Circuito Penedo de Cinema, foi exibido o longa-metragem “Como Nossos Pais”, de Laís Bodanzky, vencedor da 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado, realizado na Serra do Rio Grande do Sul. Essa produção áudio visual conquistou seis Kikitos, entre eles: melhor filme, direção, ator e atriz, além de atriz coadjuvante.

A noite de abertura contou ainda com a participação do vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, o vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), José Vieira da Cruz, o coordenador da Ufal Unidade Penedo, Alexandre de Oliveira, e o representante da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Paulo Poeta.

Representantes de outros Comitês de Bacias, também prestigiaram a abertura do Circuito Penedo de Cinema. Os CBHs do Brasil possuem um encontro marcado para os dias 7 e 10 de novembro, quando será realizado o XIX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), na cidade de Aracaju.

Veja fotos da abertura do evento

Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental

O CBHSF realiza a 4ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental e ao longo da semana 11 filmes serão apresentados. São eles: “A Piscina de Caíque” (Goiás | Direção: Raphael Gustavo da Silva); “Alternância” (Bahia | Direção: Geilane de Oliveira); “Amargo da Cana” (Paraíba | Direção: Rosivan Pereira da Silva; Suellen Ramos da Silva; Wellington Faustino de Oliveira); “Animais” (São Paulo | Direção: Guilherme Alvernaz); “Arrudas” (Minas Gerais | Direção: Sávio Leite); “Lameirão” (São Paulo | Direção: Gabriel Coimbra, Rafael Rodrigues e Rodrigo Lacerda); “Latossolo” (Bahia | Direção: Michel Santos); “Manancial” (Paraíba | Direção: Bruno Soares); “Marias” (Goiás | Direção: Edem Ortegal); “O Futuro a Deus Pertence?” (Minas Gerais | Direção: Dêniston Diamantino) e “Pedro e o Velho Chico” (Minas Gerais | Direção: Renato Gaia).

A Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental teve sua origem na quarta edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas. Ela é fruto da parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e visa proporcionar um espaço para debates sobre a necessidade de preservação dos mananciais e aquíferos, especialmente, no que se refere à Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

O Circuito Penedo de Cinema é realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e da Prefeitura de Penedo.

Confira fotos de Penedo

 

Por Vítor Luz

Fotos: Edson Oliveira

 

 

Compartilhe:

Outras notícias

18/10/2018

CBHSF é representado em reportagem no Jornal Hoje, da Rede Globo

O secretário da CCR Submédio São Francisco, Almacks Luiz, concedeu uma entrevista à uma reportagem vinculada ao Jornal Hoje, da ...

Leia mais

18/10/2018

CBHSF entrega Plano Municipal de Saneamento Básico para o município de Lapão (BA)

O Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) realizou, nesta quarta feira (17/10), no município de Lapão, localizado no ...

Leia mais