Notícias

08/06/2017

Abaixo-assinado Caatinga e Cerrado

 

Acesse e assine o abaixo-assinado

O tema da campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico” de 2017 é a preservação do Cerrado e da Caatinga. O CBHSF defende a declaração desses dois biomas pelo Congresso Nacional como patrimônios nacionais. Por isso, o Comitê está concentrando esforços na coleta de assinaturas para viabilizar uma proposta que institua a Caatinga e o Cerrado como patrimônios nacionais, como já ocorre com a Mata Atlântica e Floresta Amazônica.

Participe dessa luta pelo rio São Francisco e vire carranca para defender o Velho Chico!

Caatinga e Cerrado

Um terço do território brasileiro é ocupado pela Caatinga e Cerrado. Esses dois biomas estão presentes em 14 estados, um total de 1.927 municípios (34% do total no Brasil) e o Distrito Federal.

A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, tendo um terço de suas plantas e 15% de seus animais como espécies exclusivas. É também o bioma mais degradado, depois da Mata Atlântica e do Cerrado, tendo hoje 45% de sua área desmatada.

Já o Cerrado é considerado o segundo maior bioma brasileiro, área prioritária para a conservação do planeta e, por outro lado, um dos mais ameaçados do globo terrestre. Possui as maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo, que abastecem as principais bacias hidrográficas do Brasil. Por isso, é considerada a “caixa d’água” do país. O Cerrado, cobre praticamente metade da bacia do rio São Francisco.

 

Outras notícias

19/09/2017

Comitês dos rios afluentes na Bahia recebem o Plano de Bacia Hidrográfica

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre aprovou em reunião extraordinária o Plano de Bacia Hidrográfica e a Proposta ...

Leia mais

18/09/2017

Dois dedos de prosa com Honey Gama Oliveira

A Câmara Consultiva Regional (CCR) Baixo São Francisco conta, há mais de um ano, com a gestão do advogado Honey ...

Leia mais